quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tópico: Descobrindo a configuração de um computador

Pessoal!
 
É importante que saibamos qual seria a configuração de nossos computadores.
 
Apesar de ser uma informação mais técnica, isso pode ajudar a determinar o nível de prioridade que atribuimos à troca de maquinas nossas, em relação às de nossos colegas, e até mesmo pode determinar o parâmetro para que pessoas com deficiência visual, possam opinar sobre a utilização de softwares de leitura de telas, objetivando maior performance em qualquer atividade.
 
Sendo assim, abaixo seguem algumas terminologias e parâmetros para determinar a configuração de um computador. Para quem já as conhece, creio que vale a pena relembrar. às pessoas que não tem afinidade com essas terminologias e configurações, tentem aprender e inclusive, levar como parâmetro para escolher seu computador em casa, no sentido de determinar a melhor relação custo x benefício.
 
Boa leitura e bom trabalho.
 
------------------------------
 
Em primeiro lugar, vamos aqui elucidar alguns termos:
 
* bit: -- Menor unidade de dado processada por um computador;
 
* byte: -- Conjunto de 8 bits que formam um caracter;
 
* Memória ram ou memória de trabalho: -- Local físico onde ficam armazenados temporariamente, os dados que estão sendo processados ;
 
* Memória de armazenamento: -- Local físico onde são "guardados" os dados resultantes de processamento. Exemplos: -- HD, pendrive, cd-rom, usd card;, etc...;
 
* Periférico: -- Todo dispositivo conectado a uma CPU (genericamente um computador);
 
* Processador: -- Componente onde são "processados", ou seja, trabalhados os dados de entrada, e transformados em uma saída (resultado de uma operação);
 
* Sistema operacional: -- Sistema básico de operação de um computador, a nível de usuário. Temos como exemplo o bom e velho windows, unix, e linux;
 
Nota: Existem outros porém, não vamos entrar em detálhes pois não faz parte do tema, sendo muito bom que seja pesquisado por conta, para maior conhecimento sobre o assunto.
 
Sendo assim, vamos ao modo de verificar a configuração de seu computador, seja ele de casa ou do trabalho, utilizando o windows:
 
1) entre no caminho "iniciar>configurações>painel de controle";
 
2) Procure e entre na opção "sistema".
 
Será aberto um diálogo contendo as seguintes informações:
 
* Sistema: Windows xp (profissional/home), que será a versão do sistema instalado na sua máquina;
 
* Registrado para: (o nome da pessoa/empresa que é proprietário dessa cópia do sistema);
 
* computador: São mostradas as especificações de processamento e memória do computador. Poderá aparecer uma informação como esta:
 
> Intel(R)
 
Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz
 
2.79 GHz, 0,99 GB de RAM>
 
Já para descobrir o espaço do seu HD, faça o seguinte:
 
1) na área de trabalho, clique duas vezes em "meu computador", ou simplesmente tecle <enter>;
 
2) Encontre o disco principal do computador, normalmente "disco local (c:)". Clique com o botão direito ou tecle <applications>, e encontre a opção "propriedades".
 
No diálogo que se abre, poderá aparecer uma informação como esta, sem os comentários entre aspas:
 
<Tipo: Disco local "Informa se o disco que está sendo exibido é uma unidade removível ou está internamente conectada ao computador. No caso de HD externo, é reconhecido também como disco local , por se tratar de um HD, que tem o mesmo tipo de processamento de um hd interno".
 
Sistema de arquivos: NTFS "Informa que tipo de sistema de arquivos, ou seja, que arquitetura de dados tem o disco. Essa informação é relevante no sentido técnico de manutenção, para que se saiba da possibilidade de se instalar um outro sistema operacional, por exemplo o linux)".
 
Espaço usado: 18.508.226.560 bytes 17,2 GB "informa o espaço que está sendo ocupado por sistema e arquivos de usuário". Nota: É arquivo de usuário, todo tipo de arquivo que não seja programa. Exemplos: Filmes, fotos, música, documentos do word, entre outros".
 
Espaço livre: 21.499.502.592 bytes 20,0 GB "Informa o espaço que ainda pode ser utilizado para a gravação de novos arquivos ou programas".
 
Capacidade: 40.007.729.152 bytes 37,2 GB "Informa a quantidade total de espaço do disco (em bytes).
 
Nota: Para facilitar a contágem de espaço, os bytes são divididos pelo padrão internacional em: kilobytes ou kbytes ou ainda kb(1024 bytes), megabytes ou mb(1024000 bytes), gigabites ou gb(1024000000 bytes) e terabytes ou tb(1024000000000 bytes)".>
 
É muito bom citar que:
 
1) Atualmente, os HDs estão saindo de fábrica com um mínimo de 160 gb e já se encontram equipamentos mais sofisticados com 2 tb;
 
2) As memórias ram, estão saindo de fábrica com um mínimo de 1 gb e usualmente vendidas com no máximo 8gb;
 
3) A escolha de um processador será melhor realizada, aliando-se uma velocidade rezuável para se trabalhar (de acordo com a atividade a ser desempenhada), o custo e o fato de haver ou não retorno financeiro. Usualmente se vendem atualmente processadores que variam (no caso da intel), do core 2 duo ao core i5. Uma velocidade resuável de processamento estaria variando entre 2.8 ghz(giga herts) a 3.8 ghz.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário