terça-feira, 29 de março de 2011

Tópico: Acessibilidade - uma preocupação de todos, para com todos:

Ao se implantar um sistema ou um software qualquer, há algumas perguntas a serem respondidas.
 
 
 
 
 
Qual o perfil do usuário desse tipo de software?
Que tipo de acesso terá esse usuário?
Deverá o usuário ter algum treinamento para operar o software?
 
 
 

Pensando em acessibilidade, temos que levar em conta que o usuário deverá ter a tranqüilidade necessária para cumprir a contento, as tarefas das quais faz parte
o software em questão.
 
Quando se fala em acessibilidade, não se pode pensar somente em pessoas com deficiências ou qualquer tipo de necessidade especial. Deve-se pensar em toda a gama
de usuários de um determinado sistema.
 
 
 
 
 
Vamos à seguinte situação:
 
 
 
 
 
É implantado um sistema WEB que faça o gerenciamento das informações de controle de contas a pagar e a receber de um determinado setor de uma empresa. Os futuros
usuários desse software são colaboradores com idade girando em torno de seus 50 a 55 anos e usam o computador esporadicamente para seu trabalho. Terão somente acesso
às funcionalidades de Inclusão e Consulta de informações, e a empresa não pretende dar treinamento em razão da pouca complexidade contida no sistema, medida tecnicamente
por profissionais de TI.
 
O sistema foi desenvolvido em linguagem de programação extremamente gráfica, com janelas que não contemplam alteração em seu tamanho, nem alterações no tamanho das
letras apresentadas na tela.
 
 
 
 
 
O sistema está acessível a todos?
 
A resposta é: Depende.
 
1) Pela plataforma, sim.
 
2) Pelo nível de conhecimento exigido, também.
 
3) Pela acessibilidade visual/motora, não. No exemplo citado anteriormente, não foram previstas as questões relativas aos problemas de visão ocasionados pela ação
do tempo, não foram medidos os impactos sobre esforços repetitivos, ocasionados pela falta de aumento da janela e/ou das letras, fato que faz com que o usuário tenha
que deslocar continuamente o mouse, em caso de diminuição visual e/ou problemas motores.
 
 
 
 
 
Colocando como reflexão, mesmo que não sejamos gestores de TI ou não sejamos gestores de qualquer natureza, que os auxiliemos a pensar em caso de implementação de
novos sistemas e/ou atualização de sistemas já existentes, no sentido de tornar menos amarga essa mudança para todos os colaboradores, principalmente aqueles que
têm pouca intimidade com o computador. Procuremos conhecer os softwares que estão vindo para nossas áreas, a fim de determinar os impactos ou as reais mudanças que
os mesmos podem causar.
 
 
 
 
 
Ah! E o que fazer em relação ao nosso sistema anterior? Bem, flexibilizar as questões referentes às telas, para que qualquer usuário possa dispô-las à maneira que
for melhor para seu conforto. Uma atitude simples, mas que faz toda a diferença, na produtividade de qualquer colaborador.

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